Ananda - Marketing Direto

(11) 3181-8505

(11) 4063-0682

O Poder da Lista de E-mail

Meu maior erro em negócios foi não ter – por anos – uma lista de e-mails”

A frase acima foi dita pelo americano Ramit Sethi, fundador do site I will teach you to be rich (Eu vou te ensinar a ser rico) e também criador de alguns dos melhores cursos de online business da atualidade.

Filho de imigrantes indianos, Ramit teve infância típica de uma família de classe média. Com o orçamento curto, precisou estudar muito e trabalhar duro. O esforço deu resultado. Ao graduar-se pela conceituada Universidade de Stanford, na Califórnia, em 2004, Ramit recebeu a proposta dos sonhos de todo jovem: um convite para trabalhar no Google.

Mas, numa decisão surpreendente e arriscada, não só declinou o convite como iniciou sua própria empreitada virtual.

Doze anos depois, a aposta de Ramit mostrou-se mais que acertada.

Ele é hoje um expoente entre empreendedores digitais. Seus cursos disponibilizados na internet já foram assistidos por nada menos que 500 mil pessoas. Opções como I Will Teach You To Be Rich (uma aula de finanças pessoais), Earn1k (sobre como ganhar dinheiro sendo freelancer) e Zero To Launch (que ensina a montar um negócio online) figuram entre as mais vendidas dos Estados Unidos e já foram indicados pelo jornal New York Times como exemplos de excelência.

O segredo do sucesso de Ramit está em basear suas vendas a partir de uma lista de e-mails. Para comprar um curso é preciso, antes de mais nada, inscrever-se no cadastro de Ramit. No site dele não há uma página que dê acesso direto à compra de seus produtos. A única forma de adquiri-los é entrar para a lista de emails, e esperar ser avisado quando forem abertas novas vagas.

“Construir um relacionamento com seus seguidores é MUITO mais importante do que qualquer venda inicial“, explicou Ramit numa entrevista recente dada a Pat Flynn*, autor do blog The Smart Passive Income.

“Ninguém paga por impulso um curso de 2 mil dólares (…). A pessoa precisa saber quem é o autor, qual é a sua filosofia, e se o produto realmente funciona. E isso não pode ser feito com apenas uma página de vendas“, disse ele.

Ramit costuma se gabar de que 98% do material produzido por ele é gratuito. E grande parte desse conteúdo é enviado (adivinhem?) por e-mail. Ou seja, ao assinar a lista de Ramit você irá receber, periodicamente, informações relevantes e exclusivas.

O principal papel da lista de e-mails é o de “educar” o usuário. A ideia é começar a ajudá-lo muito antes de se tentar vender algo. Dessa forma, a venda somente vai ocorrer quando já está criado o elo de admiração e confiança do público com o autor do blog/site.

Essa filosofia está intimamente ligada à chamada Strategy of Preeminence. A ideia é defendida pelo autor americano Jay Abraham no livro Getting Everything You Can Out of All You’ve Got.

Segundo essa teoria, todo empreendedor deve focar seu trabalho em PRIMEIRO trazer benefícios para seus clientes. Assim, a venda deve fazer parte de uma segunda etapa do processo.

“Muitas pessoas pensam: ‘O que eu devo falar para que comprem meus produtos?’ quando na verdade deveriam estar dizendo ‘O que eu tenho a oferecer para essas pessoas?”, explica Abraham no livro.

A filosofia de Jay Abraham teve imenso impacto na carreira de Ramit Sethi.

Quando ainda dava os primeiros passos no mundo dos negócios, Ramit cruzava os Estados Unidos uma vez por mês, indo de Nova York, onde mora, até Los Angeles. Vencer os 4000 quilômetros que separam as duas cidades tinha um objetivo único e especial: conversar com seu guru, Jay Abraham. Os encontros duravam não mais que 45 minutos, mas foram fundamentais para Ramit.

Isso porque os conselhos dados por Abraham mudaram por completo a forma como empreendia seu negócio. Ramit passou a aplicar o aprendizado quando criou os cursos Earn 1k e Find Your Dream Job. 

Ambos são considerados cruciais na carreira de Ramit e geraram milhões de dólares em vendas, além de criar uma uma legião de fãs espalhada pelos quatro cantos do mundo.

A receita estava em seguir à risca a chamada “Estratégia de Preeminência”, ou seja, focar na criação de produtos que mudassem a vida das pessoas.

O poder das pesquisas por e-mail

Como Ramit descobriu qual conteúdo as pessoas desejavam consumir?

De onde Ramit tirou a ideia para fazer seus cursos online renderem milhões de dólares?

Em entrevista ao blog Social Trigers, de Derek Halpern, Ramit explica que tudo que ele cria em termos de produtos e serviços online é resultado de uma extensa pesquisa com clientes. “Quero saber o que eles desejam (consumir e comprar). Quais são seus anseios, medos e sonhos”, explica.

 Para “entrar na cabeça” dos clientes, Ramit utiliza as pesquisas online (Você pode inclusive conferir ferramentas para criar pesquisas clicando em “Ferramentas” no menu superior).

Ao se cadastrar na lista de e-mail, o usuário recebe logo de cara o pedido para que preencha um questionário. Pode até parecer simples, mas essa atitude é o alicerce do império educacional construído por Ramit. Para criar um novo serviço ele analisa uma montanha de informações, que pode incluir até 50 mil dados coletados. Tudo isso feito através de perguntas simples, enviadas via e-mail.

“Para criar um novo produto nós demoramos até um ano investigando nossos usuários“, explica. Dessa forma, 70% do tempo gasto na criação de seus serviços digitais é empregado em pesquisas. Enquanto apenas 30% vai para elaboração do curso propriamente dito.

Tal fórmula de trabalho dá a Ramit a segurança de conseguir antecipar – antes mesmo do lançamento – o sucesso de uma nova empreitada.

A filosofia de trabalho proposta por Ramit Sethi nos mostra que o sucesso de um produto digital está intimamente ligado à fidelização dos clientes. As pessoas só vão consumir se conhecerem tanto você quanto seu trabalho. Isso não só pode, como deve ser feito através do poderoso recurso da lista de e-mail.

Dicas preciosas de Ramit Sethi para melhor utilizar sua lista de e-mails:

 1  Toda vez que você postar algo no seu site inclua tal conteúdo também na lista de e-mail. Envie a seus leitores um aviso sobre o post, faça com que acompanhem todas as atualizações.

2  “As pessoas não vão se sentir incomodadas. Na verdade, a maioria delas somente irá acessar seu blog se você contar sobre as novidades”.

3  Utilize a lista como ferramenta de pesquisa. Assim, você descobre os medos, desejos e paixões de seus leitores. “Você tem um grupo de pessoas que quer te ouvir. Elas estão interessadas em saber o que você pode fazer para ajudá-las”.

Lições preciosas que nós aprendemos com Ramit Sethi

  Nunca coloque o dinheiro na frente de seus clientes. A base do sucesso está em você primeiro conquistar a admiração e a confiança de seu público. As vendas serão apenas uma consequência disso.

Ter uma lista de e-mails é essencial. Ela será o alicerce para você fidelizar os clientes. É com esse cadastro que você irá construir um relacionamento de confiança com seu público.

Pesquise, pesquise e pesquise! Você precisa descobrir o que seu público-alvo quer. Somente assim conseguirá atrair a audiência e, consequentemente, criar produtos digitais de sucesso.

Não há como crescer e obter êxito sem ter um mentor, aquela pessoa que vai te dar o “caminho das pedras”. Essa ajuda vai ser crucial para superar os obstáculos, evitando que você seja derrubado pelos erros mais comuns.

Ramit Sethi
By. Caio Prezia